Hoje vamos revelar características dos sistemas on premise vs cloud. As soluções de programas para fábrica têm mudado ao longo do tempo. Atualmente estamos em uma transição de tecnologias.
Até então, o que vigorava eram os modelos com base na infraestrutura local. Em outras palavras, estamos falando de on premise (software local).
Os sistemas on premise são instalados com servidores e recursos de infra da empresa, ou, do cliente.
Entretanto, os recursos cloud que não exigem servidores locais dos clientes cada vez mais ganham espaço em níveis mercadológicos.
On premise vs cloud, qual você deve escolher? Acompanhe o vídeo abaixo e leia o texto para saber qual opção é vantajosa para a sua indústria.
Quais as diferenças de On Premise vs Cloud?
Em termos práticos podemos listar 3 distinções entre on premise vs cloud:
- Modelo de pagamento: Na nuvem (cloud) quase sempre o cliente precisa pagar as mensalidades por uso.
- Modelo de implantação: No on premise a gente implanta o sistema ao utilizar os recursos da própria empresa. Em contrapartida, no que se refere à nuvem este serviço está a cargo dos negócios que provêm tal serviço.
- Sustentação e operação: No on premise existe bastante dependência de uma equipe interna para sustentar a infra. Já em cloud, um time de excelência do provedor é responsável pelo sustento técnico.
Quais as vantagens do modelo cloud?
Um dos benefícios de investir na nuvem é que os dados se tornam mais acessíveis. Ou seja, você pode acessar de aparelho celular e até tv, dentro ou fora da empresa.
Deliberações
Este padrão contribui de modo direto para a tomada de decisão em tempo real. Isso é imprescindível, principalmente nos dias de hoje em que somos dependentes de visibilidade, transparência e acessibilidade dos dados.
Infraestrutura
A infra necessária para prover o serviço fica por conta do provedor. Isso permite que cloud seja simples de implantar inclusive em indústrias de pequeno e médio porte.
Flexibilidade
O pagamento de cloud ocorre conforme o plano de utilização dos recursos. Isto é, a quantia para pagar está atrelada ao uso. Se você usa pouco vai quitar um valor menor e vice-versa.
A implantação de padrões cloud como LiveMES só considera os seguintes custos:
- Dispositivos para a aquisição de dados;
- Mensalidade da plataforma;
- Taxa para implantar dentro da indústria.
Basicamente o gasto para implantar um sistema cloud com LiveMES é a mensalidade dos dispositivos IOT e da plataforma. Portanto, não há despesas com:
- Infraestrutura do cliente;
- Servidor;
- Licenças de software;
- Dispositivos de automação;
- Hardware muito pesado.
Qual é a melhor solução: On Premise vs Cloud?
A realidade do mercado mostra que o mundo industrial está migrando do on premise para cloud. Afinal, a gente já compra isso na nossa vida pessoal, nos aplicativos de escritório e este mesmo modelo está mudando para organizações industriais.
Vale a pena ratificar os benefícios dos serviços cloud:
- Acessibilidade da informação;
- Serviço na mão;
- Pagamento por uso;
- Redução de capital intelectual (pessoas que precisam implantar sistemas dentro da indústria do cliente);
- Serviços mais disponíveis.
Conheça outros dados sobre o sistema MES no site LiveMES.