O QUE O WAZE E A INDÚSTRIA 4.0 TÊM EM COMUM?

Você já deve ter visto vários artigos e posts de blogs e sites, explicando o que é a Indústria 4.0 e por quê é importante que sua empresa adote esse paradigma. Aqui no blog nós já falamos disso também.

Para entender melhor esse conceito, vamos fazer uma analogia.

Waze é uma ferramenta que todo mundo gosta (eu pelo menos não conheço ninguém que não goste), e mudou o jeito que muitas pessoas planejam e executam seus deslocamentos de carro. Seguir o Waze para chegar mais rápido e se estressar menos no trânsito. Descobrir que horas é preciso sair para chegar na consulta médica às 15:30. Ou simplesmente percorrer um caminho que você conhece bem, mas sendo avisado caso exista um buraco ou uma blitz no caminho. E o que isso tem a ver com Indústria 4.0? Muito. Vamos discutir alguns pontos, e comparar com a Indústria 4.0:

Foi difícil para você começar a usar o Waze? Para a maioria das pessoas é muito fácil. Instalar o app, colocar no carro, e usufruir da informação. E o mesmo acontece com a adoção da Indústria 4.0, especialmente nos níveis mais básicos.

Com o LiveMES você pode entrar para a Indústria 4.0 também de uma forma muito fácil. É só instalar sensores e coletores de dados que enviam a informação para a nuvem, e usar a informação para melhorar a eficiência da fábrica.

Quais os maiores obstáculos para se obter os benefícios do Waze? São dois os problemas principais: a falta de conectividade (cada vez menos frequente já que as redes de celular estão sempre melhorando) e a “teimosia” do usuário (quantas vezes você “teimou” com o Waze, indo por um caminho que ele não indicava e não se arrependeu? Ou resolveu andar sem ligar o Waze para descobrir tarde demais que uma blitz estava atrasando o trânsito no caminho escolhido?). Resumindo, problemas de infraestrutura e de pessoas.

Mais uma vez o mesmo vale para a Indústria 4.0. A falta de conectividade/infraestrutura de rede é fácil e barato de resolver hoje. O LiveMES permite que você use conexão Wi-Fi para comunicar-se com os coletores, e como o processamento fica na nuvem não há servidor local para se preocupar. É preciso apenas cuidar para que as pessoas usem o sistema, e sigam as informações disponibilizadas para obter os benefícios da gestão baseada na informação.

Informação. Essa é a base da Indústria 4.0. Informação abundante, coletada e processada automaticamente, e servida em uma forma rápida, simples de entender e útil.

Ainda acha que Indústria 4.0 não é para a sua fábrica? Em um próximo post vamos mostrar como é fácil colocar o LiveMES para rodar, mesmo em máquinas com pouca ou nenhuma automação – como colocar o Waze no seu seminovo, seja ele ano 2019 ou 1989.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *