A necessidade de soluções conectadas está mais crítica do que nunca, especialmente em resposta à situação atual em torno do COVID-19, que afetou profundamente todas as indústrias de manufatura e cadeias de suprimentos.
Se há necessidade de dimensionar, reorganizar a produção ou realocar funcionários a Internet das Coisas Industrial (IIoT), que se refere à extensão e uso da IoT em setores e aplicativos industriais, tem sido essencial para possibilitar essas transformações.
De acordo com Markets and Markets, espera-se que o tamanho do mercado global de IoT na manufatura cresça de US$ 33,2 bilhões em 2020 para US$ 53,8 bilhões em 2025.
A Índia está entrando em uma grande revolução digital
Nos últimos anos, a Índia passou a perceber uma notável aceleração da adoção de tecnologia na fabricação industrial devido ao barateamento natural dos sistemas, refletindo em todos os aspectos da sua economia e aumentando a competitividade internacional.
“A fábrica inteligente está reformulando a indústria manufatureira alimentada pela IoT. Espera-se que essa revolução da IoT aumente profundamente a produtividade e o valor. “ comenta Rajesh Gupta, Country Manager da India Sales Micron.
Além da IoT, a outra tecnologia-chave inclui Inteligência Artificial (IA) e machine learning, robótica industrial, big data e análise de IoT, digital twins e 5G. Empresas que dependem fortemente da fabricação inteligente estão se tornando mais prevalentes hoje na Índia e é uma tendência que só tende a crescer.
Com o uso de dados, estas são instalações de produção altamente digitalizadas e conectadas. Eles são projetados para impulsionar a adoção de processos de fabricação digital e criar melhores resultados para produtividade, entrega, redução de mão de obra e custos.
A infraestrutura industrial requer o mesmo recurso centrado em dados que impulsiona análises e IA na nuvem, mas entregue em ambientes robustos, como o chão de fábrica. Os sistemas industriais precisam reagir dentro de loops de controle de milissegundos altamente precisos e requisitos de latência fixa, portanto, o envio de dados para a nuvem permite o comando e controle industrial em tempo real.
Isso também está impulsionando a necessidade de uma infraestrutura de computação de ponta, capaz de realizar análises sofisticadas, incluindo aceleradores de IA incorporados, armazenamento local e conectividade em tempo real.
Qual é o futuro da fabricação e qual o papel da tecnologia no mundo?
Não é segredo que uma das maiores tendências que atingem o espaço tecnológico é o aprendizado de máquina, prometendo novos insights e benefícios financeiros para organizações em todo o mundo. A premissa do machine learning é permitir que as máquinas usem grandes quantidades de dados para criar algoritmos que desvendam padrões e prever resultados futuros com precisão. Esse tipo de sistema cria um processo simplificado, que evita a necessidade de ser programado ou reprogramado especificamente para cada ação possível.
A automação inteligente é outra tendência que definirá a manufatura de amanhã. A automação inteligente é impulsionada por tecnologias de inteligência artificial (IA). Nas operações industriais, a IA atua como catalisador para aumentar a produtividade nas operações. A IA conecta humanos, processos e tecnologia para impulsionar o crescimento dos negócios, gerar receita, reduzir custos, mitigar riscos e oferecer uma experiência excepcional ao usuário.
A indústria de manufatura deve tirar o máximo proveito desses novos recursos, inaugurando uma nova era de manufatura inteligente. A fabricação de semicondutores, com suas centenas de etapas precisas e processos sensíveis, é um candidato ideal para alavancar o aprendizado de máquina. Ao usar máquinas “conectadas” para coletar dados em tempo real nas fábricas, os fabricantes podem melhorar significativamente sua produtividade e agilidade na tomada de decisão.
O Brasil não pode ficar para trás
Seguindo o exemplo da Índia, o Brasil não pode ficar para trás. Muitas empresas ainda acreditam que a indústria 4.0 se refere a grandes investimentos em ferramentas caras e complexas. Entretanto é possível ver um crescimento expressivo em indústrias de micro, pequeno e médio porte, que passaram a usar tecnologias indústrias em seus processos.
Segundo um estudo do SENAI, o impacto na produção do mercado com o uso de ferramentas de baixo custo, como: sensoriamento, computação em nuvem e Internet das Coisas (IoT), foi de mais de 20% de crescimento da capacidade produtiva em média. Inovar para economizar, produzir mais e melhor, e crescer.
Entre de vez na Indústria 4.0 você também!
LiveMES é uma solução MES que utiliza a maioria dos pilares da indústria 4.0 para trazer inteligência para a produção industrial brasileira. Um sistema leve e robusto, de fácil implantação, capaz de trabalhar com automação e inteligência artificial, para gerar relatórios precisos e confiáveis da produção de qualquer indústria.
Com o LiveMES, sua empresa entra de vez na Indústria 4.0 e dá um salto rumo ao futuro da indústria mundial, ganhando competitividade, otimizando recursos preciosos e aumentando a eficácia de todo o seu processo industrial.
Agende sua demonstração gratuita do sistema.