Você sabia que a Indústria 4.0 tem uma profunda relação com o conceito de sustentabilidade?
A Indústria 4.0 agrega processos, inteligência e automação para a manufatura. Mas além da parte tecnológica relacionada a este conceito industrial, a principal evolução se dá em relação a otimização de todos os processos e usos de recursos.
Por isto, a indústria 4.0 e a sustentabilidade andam juntas, uma vez que não existe crescimento e desenvolvimento se o meio ambiente e a sociedade são prejudicados. Quer compreender um pouco mais sobre essa relação e sua aplicabilidade? Então, continue a leitura para conferir!
Propósito Sustentável
Nosso COO Túlio Duarte participou do evento Propósito Sustentável onde afirma que “há 2 pilares que fundamentam a indústria 4.0 que ainda são pouco discutidos, mas estão na base de sustentação do conceito: a orientação ao serviço e a sustentabilidade. Estes dois itens, apesar de estarem no âmago da indústria 4.0 ainda não entraram na pauta de discussão, pois o mercado ainda está tentando entender os conceitos e, principalmente, as tecnologias e soluções da indústria 4.0”.
Assuntos como robotização, têm direcionado muito a atenção de todos. “Conforme os conceitos da indústrias 4.0 ficarem mais claros e disseminados, haverá espaço para entender que na base está a “orientação ao serviço” e a “sustentabilidade”.
As indústrias que adotarem os conceitos da indústria 4.0 também adotarão inerentemente a sustentabilidade em âmbito econômico, social e ambiental.
A indústria 4.0 tem alguns princípios e, para que as empresas se adaptem a eles, precisam automatizar e digitalizar seus processos. Além disso, devem fazer a gestão de resíduos eficiente e reduzir o gasto desnecessário de energia, por meio de um consumo consciente.
Um dos principais benefícios da indústria 4.0 é fazer mais e com maior qualidade. Neste aspecto entra a melhor utilização de recursos produtivos (máquinas, matéria prima, tempo, etc.), por isso se destaca neste âmbito soluções de tecnologia alinhadas aos conceitos de indústria 4.0 de Manutenção Preditiva, MES, Rastreabilidade de ativos, Manufatura Aditiva.
Além disso, haverá uma transformação não apenas do trabalho mas da vida das pessoas, permitindo uma maior qualidade e expectativa de vida através de produtos inteligentes (que oferecem serviços) e também dos empregos, principalmente os que exigem esforço físico, poderão ser realizados, por exemplo, em cooperação com os robôs colaborativos.
Já no quesito ambiental, a melhor utilização de recursos, o compartilhamento dos mesmos, o melhor uso da informação, bem como a diminuição do conceito de obsolência programada ajudará neste aspecto. Por exemplo, a Mercedes-Benz já aposta no Big Data para diminuir o tempo de testes em bancada de seus carros, diminuindo a emissão de dióxido de carbono.
Por fim, novos modelos de negócio surgirão atrelando serviços aos já existentes produtos e fará cada vez menos sentido para um indústria, que oferecerá mais serviços, fazer o consumidor se livrar do produto, que no futuro será mais parecido com uma “plataforma de serviços”, sob o risco de na troca da “plataforma” o consumidor parar de consumir os serviços.”
Por que sua empresa deve se adequar à indústria 4.0?
O modelo da industrial 4.0 proporciona vantagens competitivas fundamentais para indústria hoje, tais como:
- maior eficiência e inteligência nos processos;
- maior agilidade e redução de custos;
- aumento da segurança dos processos e análises;
- mais opções tanto de personalização quanto de produção;
- conservação do meio ambiente;
- redução de erros, riscos e incertezas;
- maior transparência na condução das atividades e dos negócios.
Alcançar estas vantagens é imprescindível para as organizações que buscam se destacar no mercado e se manter competitivas. Entenda como pequenas e médias empresas podem entrar na Indústria 4.0, baixe o EBOOK GRATUITO ~>